quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ituverava de Outrora


A foto é de 1927 – Painel do Centro Telefônico com capacidade para 80 linhas. O Sr.Newton Freire de Alvarenga Vianna (Netinho) foi o primeiro diretor – proprietário da empresa telefônica de Ituverava.

Porém, a História do Telefone em Ituverava teve início em 1907, 30 anos depois de alguns aparelhos instalados do Rio de Janeiro. O primeiro concessionário foi o Sr.Jerônimo Barbosa Sandoval, que ligou Ituverava a Ribeirão Corrente.

Já em 1914 já havia 15 assinaturas. Em 1917 subiu para 25 aparelhos instalados.

Os primeiros tempos da telefonia em Ituverava não foram fáceis. Em junho de 1917, o serviço telefônico da cidade não era satisfatório fato que vinha trazendo aborrecimentos e exaltação. Alguns mais exaltados arrancavam os fios desligando – os do aparelho por não poderem falar dentro do perímetro urbano.

Em 1927, a empresa foi adquirida pelo Sr.Newton Freire de Alvarenga Vianna (Foto) e só em 1935 é que foi estabelecida a ligação com as cidades de São Joaquim da Barra, Orlândia e Igarapava.

Os problemas eram inúmeros, entre eles os de fios cruzados e um funcionário da empresa percorria com um bambu para descruzar os fios.

Em 1945 chegamos a 100 telefones. Em 1957 Ituverava, Guará e Miguelópolis se uniram e unificaram a empresa. Um ano depois Ituverava voltou a ficar só e foi criada a empresa “Telefônica de Ituverava S.A.”. Com a criação dessa empresa verificou – se uma profunda melhora. Os Ituveravenses que administraram a empresa: Athayde Barata Dias; Francisco Basileu Barbosa, Airton Alves Ferreira; Alfredo Cardoso Pimenta, Santinho Barrachi, José Antonio Salgado, Benedito Trajano Borges.

Em setembro de 1964 a Cia de Telefônica do Brasil Central de Uberlândia. - MG comprou as ações da empresa de Ituverava e até hoje explora os serviços de telefonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário