quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

História do Esporte: Pereirinha

José de Abreu, hoje, patrono do Ginásio de Esporte da Associação Atlética Ituveravense , em sua época , conhecida por todos como Pereirinha foi uma das maiores expressões do Basquete dos anos 1960 e 70 e início de 1980. Por mais de uma década comandou o Basquete na cidade.

  1. Formou vários guintetos que defenderam as cores da Associação Atlética Ituveravense, disputando partidas e torneios que iam da cidade de Orlândia até Uberlândia – Minas Gerais.

Antes da construção do Ginásio de Esportes da Associação, no local havia uma quadra descoberta onde havia jogos disputados todas as semanas.

Uma das partidas que ficaram na memória dos jovens na época, foi um parida disputa pelo time do Pereirinha contra o Juvenil do Amazonas - Franca e , também, uma apresentação especial do mesmo time francano, que foi várias vezes campeão Sul – Americano e aqui na cidade se apresentaram os jogadores da seleção brasileira : Hélio Rubens , Toto e Carlão.

Entre os principais jogadores da A.A. I dos anos 1970 e 80: Athayde (funcionário da Fundação Educacional) Camilo (Dono do Távola) Luis Amêndola (Fornalha),Luis Edurado Nogueira (proprietário da Nogue ) e Téo Mattar (Médico em Ribeirão Preto), Fábio Bombig (do cartório) ; José Dirceu Tardell; Coelho (engenheiro em Belo Horizonte).

Outros jogadores da década de 1960 : Valter Cury, Raul Chiconell; Luis Cavalcanti; Leca e Eloy; Dagoberto Furtado, Camilo Cury , José Colim, Walternor Maual, Kalil e Donato Cavalcante. Pereirinha é pai do Zézito, dono da Livraria Vanguarda.

Um comentário: