terça-feira, 15 de junho de 2010

Futebol vem desde a Idade Média e o primeiro código de regras veio da Universidade de Cambridge.


Na idade média, o esporte estava associado á violência; história só começou a mudar na Itália, com o advento do “cálcio”, no século 16.

Antes de se tornar o esporte mais popular do mundo, com uma partida capaz de prender a atenção de 2 bilhões de pessoas e o passe de um jogador chegar a valer milhões de dólares, o futebol assustava.

Isso principalmente entre os séculos 8° e 19°, quando se jogava o “massfootball” ( Futebol de massa), em que a violência imperava e o número de atletas era indefinido. O esporte então era semelhante ao rúgbi, já que a bola era conduzida com as mãos e os atletas só usavam os pés para desequilibrar os adversários e dar bicões.

Para dar uma idéia da “monstruosidade” dessas partidas, a FIFA (entidade máxima do futebol) afirma que foram registrados jogos entre vilas e cidade inteiras durante a Idade Média. Houve até uma partida com mil jogadores, disputada entre dois vilarejos próximos a Chester (Inglaterra).

Mesmo semelhante ao rúgbi, a história do futebol, que ninguém sabe quando começa – 2.600 a.C, 2.500 a.C ou 80 a.C -, mas remete sempre á China, inicia - se coma bola no pé. Na época, soldados chineses praticavam o “Kemari”, em que o objetivo era conduzir a bola com os pés, sem deixa – la cair, e fazê – La passar no espaço entre duas estacas fincadas no chão.

Da China, a história segue até a Grécia, no século 1° a.C, onde se praticava o “epyskiros”, com atletas tentando o domínio de uma bexiga de boi cheia de areia.

A seguir, o jogo surgiu em Roma (Itália), intitulado “Harpastum”, onde adotaria as primeiras táticas de ataque e defesa.

A Itália ainda seria pioneira na luta contra a violência. Em 1580, em Florença, jogava – se o “cálcio” – 27 atletas por time -, com regras proibindo empurrões e pontapés. Foi o primeiro passo para a formatação atual do futebol.

Na Inglaterra, o caráter violento do futebol mudou apenas quando o esporte atingiu as escolas, há 150 anos. Nessa época, o esporte passou a assumir formas modernas, com regras, torneios e entidades.

Em 1848, na Universidade de Cambridge, firmou – se o primeiro código de regras para o futebol, consolidado em 26 de outubro de 1863, com a Football Association. A entidade seria responsável, em 1872 pelo primeiro jogo entre seleções.

No Brasil o esporte data de 1894, com Charles Miller sendo o precursor. A primeira partida no país envolveu São Paulo Railway e Companhia de Gás ( 4 x2) , em 14 de abril de 1895, em São Paulo.

Em 1900, o futebol chegaria aos jogos, sem expressão, com três seleções, e, quatro anos mais tarde, veria nascimento da FIFA.

O marco do esporte, sem dúvida, é a Copa do Mundo, inaugurada em 1930, no Uruguai. Desde então, surgiram torcidas, craques, times femininos, tapetão e marketing, que fazem do futebol o maior esperte do mundo. Exemplo disso é a Copa – 2006, que estima uma audiência acumulada de 40 bilhões de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário