terça-feira, 15 de junho de 2010

O Futebol Poético, Matemátic

O Brasil é o único do Mundo a participar de todas as copas. O evento Mundial é o mais concorrido, o mais esperado. Tem a maior audiência entre as emissoras do mundo todo. É de fato o futebol uma magia.

E o Brasil parece ter absorvido o encanto dessa magia. As conquistas das nossas cinco copas foram momentos em que a Pátria tornou-se um só coração pelos quatro cantos do país.

O clima da Copa do Mundo no Brasil é uma atmosfera de amor á pátria. Até mesmo quem não se interessa pelo futebol, acaba se rendendo á bola.

O Brasil em campo num jogo de Copa é saber que todos estão em torno da telinha. E todos em torno da telinha é o momento mais democrático que se tem notícia. Porque as pessoas esquecem que são fortes, doentes, ricas, pobres, doutores ou indigentes, as diferenças de classes são esquecidas e todos se transformam em torcedores.

É um momento que somos iguais. o objetivo é só um : a vitória do Brasil.

Tudo isso acontece porque o futebol é a poesia escrita pelos pés.

Com os pés a bola é ajeitada, é chutada; faz curva, parabola. Segue Reta, ou pede ser interceptada. Do nosso léxico ela é a campeã, é a que mais lexioriza: gorduchinha, pelota, pelotinha,capotão,bexiga e por ai a fora.

O passe transforma- se numa figura de linguagem: Metáfora, hipérbole, Metomínia.Porque o passe é de letra, é de badú, é de calcanhar, de lançamento, de cabeça, de chilena, de chaleira, de trivela, por entre as canetas, é de toquinho, é até de pensamento.

Ás vezes o passe é metafísico, é espiritual. Isso porque, ás vezes a bola entra no gol sem que nós esperássemos, muito menos quem a chutou.

Os esquemas táticos são verdadeiras fórmulas matemáticas: 4 -3-3 3 -5 -2,4-4-2; as tomadas de posições tem nomes inimagináveis: líbero recuado, líbero avançado,dupla da cabeça de área, dupla de zaga, lateral-atacante.

As cobranças de falta exigem mais da mente que dos pés. É o exemplo perfeito de que a mente é quem comando o corpo. E quando a bola entra no encaixe, os locutores falam foi na forquilha. É um misto de física quântica com brinquedo de criança

As cobranças de escanteio saem de um cantinho, o famoso ângulo reto de 90° e a bola se transforma num brinquedo dentro área. De uma curva parabólica pode se transformar numa bicicleta do atacante, num trapézio do goleiro, numa cama de gato, num carrinho de um lateral. Ao mesmo tempo é matemático, ecológico, é circense.

Por falar em ângulo, procure contar quantos ângulos de 90° forma um campo de futebol. Na minha conta são 38. Talvez, foi por esse ângulo é que determinaram que o tempo de jogo tem que ser de 90 minutos.

No campo vemos até o representante do céu, que é a meia-lua.

Da tabelinha dos atacantes surge à mágica. Da bola de pé em pé, eis que um atacante a deixa passar entra as pernas iludindo a torcida, os zagueiros e o goleiro. Às vezes, é o goleiro que pratica o famoso golpe de vista. Mais uma vez podemos dizer que é a mente é que entra em campo.

O futebol tem até coisa de médico, são os passes milimetricamente cirúrgicos; a religião entra em campo com a reza do goleiro antes do jogo, o jogador agradece aos céus após o gol, Um, outro, mais outro entram em campo, colocam a mão na grama e se benzem. No vestiário antes de entrar todos de mãos dadas oram, rezam, pedem para os seus protetores do céu, afinal, eles entram em campo para correr atrás da bola, dar alegria e levar o pão nosso de cada dia para a família.

E a magia da bola, do futebol

Bola na trave, bola de raspão, goleiro voa e espalma: uhuhuuuuuuu. É o grito da multidão unissomo

A bola em campo é a reunião de todas das ciências, das religiões. Ela é capaz de levar a paz onde existe a guerra, como vimos com Pelé no Líbano e a Selica brasileira no Haiti, recentemente.

Não sabemos se é a bola ou a seleção brasileira porque por onde ela passa todos param para reverenciá – la.

É a bola, é o futebol.

Um dia um astronauta norte-americano disse: Parece incrível já ouvi lá do alto um grito de gol vindo do Brasil

É o futebol: Astronáutico Poético, Matemático, metafísico, espiritual, religioso, ou simplesmente um esporte, mas futebol.

Nel Manuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário