terça-feira, 15 de junho de 2010

A Figura do Travesti Surgiu com o Futebol

Antes da proibição do futebol pelas mãos ditadoriais de Getúlio Vargas as mulheres entraram em campo, porém, os historiadores relatam curiosidades.

Em 1913 tivemos a realização de um jogo feminino , de jogadoras dos bairros paulistas do Tremembé e Cantareira ; no entanto, mais tarde estudiosos da Unicamp explicaram a realização deste jogo como uma forma de propaganda para a prática do esporte pelas mulheres.

Os historiadores encontraram os jornais da época: ”dizem que os jogadores eram, na verdade, homens atuando de saias. Outro “periódico”, da época afirma que o jogo foi um evento beneficente para a construção de um hospital da Cruz Vermelha, foi na verdade, um time misto. Um time de homens – o Americano – teria enfrentado um time de mulheres.

Este jogo tornou – se alvo de estudo de estudiosos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) entendeu que pode ter sido uma propaganda para o incentivo da prática do futebol entre as mulheres.

Em maio de 2003 o jornal a “Folha de São Paulo” publicou matéria sobre este jogo histórico e a opinião do pesquisador da Unicamp, Eriberto Moura.

“Mas descobri que a Madame Lili da escalação era, na verdade . um homem usando vestido, peruca e maquiagem.Eram jogadores travestidos da Americano e , entre eles, senhoritas da sociedade. E o jogo atraiu grande público.

Assim, do futebol, de uma brincadeira beneficente surge à figura do Travesti.

Intertextualizado da Folha de São Paulo de 16 de Maio 2003.


Nenhum comentário:

Postar um comentário