sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Urnas e Igaçabas revelam que índios habitavam a região de Ituverava


No Museu histórico de Ituverava, no Largo do Rosário, encontra – se á disposição do público objetos que pertenceram aos índios.

Esses objetos foram encontrados na Fazenda Sebastião, em 1986. São urnas e igaçabas, feitas de cerâmicas.

As cerâmicas quando encontradas, foram notícias no jornal “O Estado de São Paulo”, o que despertou a atenção de muitas pessoas interessadas em assuntos de arqueologia, como foi demonstrado pelo Sr.José Edson Franco de Godoy, de Mogi Guaçu.

Na época, o Sr.Godoy enviou uma carta ao Prefeito Lúcio Lima Machado (1°mandato, de 1984 a 1988) informando que, igualmente, foram encontradas ás mesmas urnas do tipo Ungulada, Corrugda e Pintada em sua fazenda, naquele município, interior de São Paulo.

Godoy informou que se interessou pelo caso, e até chegou a fazer curso de arqueologia na USP (Universidade de São Paulo).

Segundo ele, as amostras das urnas de Mogi Guaçu foram enviadas para os laboratórios da USP, e pelo método de CARBONO 14, foram datadas em 1.500 anos de existência. Na carta afirma: “Portanto, estas “urnas” encontradas em sua cidade, Sr.Lúcio, provavelmente, deverão ter 1.500 anos”.

No próprio Museu Histórico está a disposição do público um documento , que se refere á última aparição de índios na região:”última referência de indígenas nesta região data de 1805,quando o Cap.Hipólito Pinheiro,alerta Franca para o perigo da gentilidade bárbara que poderia ameaçar os viajantes”.O Epígrafe , ainda, revela :”esses gentios bárbaros seriam os CAIAPÓS meridionais ,índios da família lingüística jê”,

Em conformidade com os estudiosos, Caiapós eram os índios que habitavam as regiões do estado de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso. Eram considerados muito aguerridos.

Segundo os arqueólogos, este tipo de material, como urnas ou igaçabas, são encontradas, onde pelas imediações passa algum rio, ou riacho.

3 comentários:

  1. È de extrema importancia esse estudo sobre o processo de construção historica e cultural da região á partir das raizes indígenas da ituverava do século xix.parabenizo o prof. Manoel.

    ResponderExcluir
  2. È de extrema importancia esse estudo sobre o processo de construção historica e cultural da região á partir das raizes indígenas da ituverava do século xix.parabenizo o prof. Manoel.

    ResponderExcluir