sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Largo da Matriz – 90 anos de história.


A história do Largo da Matriz é uma das mais contagiantes de Ituverava.Matriz devido ao templo que está sob a invocação de Nossa Senhora do Carmo, considerado o mais belo edifício da cidade, é bem provável , até mesmo da região , teve a planta trazida de Roma pelo padre João Rulli que foi executada por Vicente Zenari, e a decoração esteve a cargo do artista italiano Rodolfo Maselli, e a nave foi decorada pelo pintor paulista Orestes Colombari.

As obras foram iniciadas em 1926, e concluídas em 1929. O acabamento interno foi feito em 1936 e o externo em 1937, mas antes do início da construção do grande templo, o Largo que iniciara a formação no início do século XX teve como patrono em justa homenagem, a um dos baluartes da luta contra a escravatura e pela implantação da República, o jurista Rui Barbosa. Este morto em 1° de março de 1923, os camaristas da época prestaram – lhe essa homenagem, ainda, antes desse templo, havia um grande campo de futebol defronte a rua número oito, mais tarde a Cel.José Nunes da Silva, e partilhando este cenário, alguns casebres ao redor do grande largo.

Por volta de 1938, o capitão João Joaquim de Paula construiu quatro edifícios, sendo dois na Rua Rui Barbosa e dois na Rua Benjamin Constant, que são hoje os prédios gêmeos que estão firmes e, ainda, conservam as linhas imponentes da arquitetura da época.

Desses prédios construídos pelo capitão João Joaquim de Paula,em um deles funcionou o prédio do Sanatório Nossa Senhora do Carmo , de propriedade do Dr.Georgides Gonçalves.Apesar de adaptado , manteve moderna aparelhagem para intervenções cirúrgicas variadas.O Sanatório mantinha a clínica geral e a seção de clínica especializada de olhos, nariz, ouvidos e garganta, esta do saudoso medico, Dr.Augusto Marques de Lima, hoje patrono do PAS (Posto de Atendimento de Saúde) do Guanabara.

A praça do largo, formado do lado esquerdo de quem sai da Igreja Matriz, esboçada na década de 1930, de início era cercada, ganhou um pequeno coreto que ficou aço até por volta de 1969, para a construção do Centro Cultural Prof.Cícero Barbosa Lima Júnior, pelo então prefeito Archibaldo Moreira Coimbra.

Em 1973 ás vésperas da inauguração, a casa de cultura ainda composta por um teatro, sala de exposição numa tarde de Domingo laberadas de fogo subiram aos céus.. Levantou – se a suspeita de ter siso um curto – circuito em meio áquela fiação nova, mas nada de garantia que pudesse encerrar o caso, e lá se foi um teatro que teria um dos melhores sistemas acústicos do país, quando, de fato, foi inaugurado somente em 1976, mas não com a qualidade do material que estava instalado antes do incêndio.

Hoje, o Centro Cultural guarda um acervo de 25 mil livros, um Cine – Teatro por onde já passaram grandes atores como Paulo Autran um saguão que serviu várias vezes de sede do Mapa Cultural Paulista e exposição de vários gêneros artísticos.

Outro fato marcante para o chamado Largo da Matriz, foi à mudança do nome do patrono, que acontecem em janeiro de 2000. A Câmara Municipal aprovou o nome de Hélvio Nunes da Silva, este, pois, fora deputados estaduais por quatro legislaturas e os camaristas de Ituverava resolveram homenageá-lo dessa forma.

A praça também serviu de concentração de grandes festas, a exemplo, a que o povo fez para o padre João Rulli quando em 1937, depois de passar alguns meses na Itália, em sua cidade natal, de Bavalino e ao retornar foi ovacionado pelo povo naquele logradouro, e isso aconteceria antes que Rulli assumisse a direção de sua grande Obra, a construção da Santa Casa de Misericórdia, e igualmente um outra grande festa em 1947, com a notícia de que seu querido vigário foi distinguido com o título honorífico de Monsenhor de Sua.Santidade, o Papa.

As festas mais recentes, a missa campal realizada todos os anos após a procissão de Corpus Christi,normalmente realizada de frente ao Centro Cultural; e , as grandes encenações da Paixão de Cristo , que aconteciam nas semanas santas da década de 1970, sempre assistidas por milhares de pessoas naquela centenária Praça da Matriz. Não obstante, a famosa quermesse que é realizada todos os anos no Largo, a mais tradiconal festa de Ituverava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário