sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Casa faz parte da História do Brasil

Este ano completamos 79 anos de revolução constitucionalista, e Ituverava teve um papel ativo na campanha pela constitucionalização; pois em 1930, o dr.Gettúlio Vargas , chefiando um golpe militar, destituiu do poder o então presidente Dr. Washington Luiz a fim de impedir a posse do presidente recém – eleito, Dr. Júlio Prestes , alegando irregularidade no pleito em que havia sido derrotado, como candidato oponente, estabelecendo um governo provisório , substituindo os governos do Estado por interventores federais, o que vinha se prolongando indefinidamente , sem que medidas objetivas fossem tomadas na redemocratização do país, e o estado de São Paulo ambicionava uma nova constituição. Para isso veio a revolução, e os soldados foram para o combate.

O prefeito Orlando da Veiga Sampaio não mediu esforços pela campanha constitucionalista , e convocou uma reunião para instalar no município , o serviço da alistamento de voluntários para o exército revolucionário.

De nossa cidade seguiram mais de 100 voluntários e, dos que combateram em violenta luta que durou três meses voltaram todos.

Todos os setores de atividade sociais foram mobilizados para grande luta. Campanha do capacete, ouro para o bem de São Paulo, amparo ás famílias dos voluntários, campanha de cigarros para os soldados.

A revolução também gerou pânico na cidade com a aproximação das forças getulistas, como ocorreu de fato e o povo fugiu para as fazendas e os fazendeiros ajudaram muito a população acolhendo-a.

D.Regina Ribeiro dos Santos conta na antiga seção memória viva da Tribuna de Ituverava os lances da ocupação.

‘Acolhemos na fazendo Bebedouro Rico grande número de amigos que se retiram da cidade em busca da proteção e permaneceram por lá o tempo necessário até acalmar os ânimos revolucionários. A nossa residência á praça X de Março foi requisitada com muito respeito para o alojamento do comandante das forças getulistas”., escreveu Regina Ribeiro.

Fundamentado em Moacir França e Dr.Guilherme de Matos.

Um comentário:

  1. olá meu nome é Fabrício sou estudante de arquitetura e moro em Ituverava, tenho um trabalho da faculdade sobre bem cultural e eu queria fazer sobre essa residencia pois ela foi muito importante para Ituverava, eu precisava entrar em contato com os proprietários dela se vcs souberem como encontrar eles. Desde ja obrigado.

    ResponderExcluir