segunda-feira, 15 de novembro de 2010

História do Futebol: O Futebol Amador da década de 1970.


Os Campos de futebol de Várzea eram inúmeros pela cidade. Nesses Campos os jovens treinavam todos os dias para disputar o campeonato amador no Estádio da Associação Atlética Ituveravense, que ficava lotado todos os domingos. Em média 3 mil pessoas assistiam as partidas .A arquibancada principal que era coberta ficava tomada de torcedores.

Oito eram os times: o São Francisco, fundado por Ivo Raimundo Alves treinava no Campo do Orlandão, onde está o Ginásio Municipal de Esportes. A farda era igual a do Palmeiras.

O Paulistano fundado em 1957 por José Ferreira da Silva, o Zé Bombo, treinava num campo onde está a rodoviária Municipal. Era o time do Largo Velho. A farda era igual a do São Paulo. O Paulistano realizava muitos jogos amistosos naquele campo. Havia um barranco que imitava uma arquibancada próxima à lateral e ficava tomada de torcedores.

O São Luiz era o time da Estação, treinava onde hoje está o bairro Parque do Trevo. A farda era igual a do Santos.

Num pouco abaixo havia o campo dos Mecânicos. Servia ao time dos Bandeirantes, a farda do clube era igual á da seleção brasileira. A cidade cresceu e trasformou - se na Praça odlon Teixeira, ou Praça da Santa.

A famosa Vila São Jorge treinava o seu time num campo de terra batida próximo ao rio do Carmo, a farda era igual a do Flamengo do Rio de Janeiro. Eurípides Jorge era o dono do time.

Por sua vez, Argemiro Martins, o Gimirão, fundou a Portuguesinha, o time do Bicão e treinava em campo no próprio bairro, próximo á saída velha para Guará.

Tivemos outros times, como o do Cascata, o campeão de 1970 e 71.O time era de uma empresa que mantinha o comércio de arroz na cidade com máquina de beneficiar e ensacamento. Os jogadores ganhavam sacos de arroz e outros cereais para jogar.O time treinava num campo da algodoeira Santo Antonio.Todos esses times jogaram entre 1970 a 75, com o Cascata bicampeão 70-71,São Francisco 1972-74, o Paulistano em 1973 e 75.

Nos anos seguintes outros times foram fundados, entre eles, o Haja, Clube Atlético Ituveravense. Quando terminava o torneio de cada ano, era comum trazer um time de expressão, como o misto da Ponte Preta para jogar contra a seleção do campeonato.

Ainda na década a diretoria da Associação Atlética Ituveravense tentou voltar a disputar o futebol profissional. A iluminação do campo foi providenciada e aconteceu o primeiro jogo de futebol noturno da cidade, contra o time do XV de Jaú, que disputava a divisão especial ao lado do São Paulo, Corinthians. A ituveravense perdeu por 3 x 1, com gol de pênalti de Gibi, com as arquibancadas repletas de torcedores.

A foto é do time do Cascata de 1972.Em pé, da esquerda para a direita: Vaz, Piolin,Goleiro Fransérgio,Carlito Santiago,Guru,Pezim, Verdureiro e Hernani. Agachados :Tochi, Abrão,Pezão,Roberto e Aguiar.Vemos na foto que a arquibancada ficava totalmente lotada .

Nenhum comentário:

Postar um comentário