segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Há cem anos nascia o grupo escolar Fabiano


Há cem anos o secretário de Estado Dr. Antonio Arantes destinou verbas para a construção do 1° grupo escolar de Ituverava . O Dr.Altino tinha interesse em ser governador do Estado, e teve estreitas ligações com Ituverava, como hoje vemos nas atuações dos deputados Barros Munhoz, Arnaldo Jardim.

Altino Arantes comunicou por carta haver fundos para construção de um grupo escolar na cidade. Hoje, já não é mais grupo, e sim: Escola de Ensino Fundamental. Esta carta, no entanto, chegou às mãos de seu parceiro político na cidade, o Cap.Joaquim de Cerqueira César. Veio-lhe a missão de negociar com a Câmara Municipal, a qual deveria dar em contrapartida 10 contos para a construção do prédio.

O Prefeito da época era o senhor Balduino Nunes da Silva; mas o Cap Cerqueira César tomou as rédeas da negociação, e ele escreveu na antiga revista da comarca de Ituverava de 1942, um caso do assunto, o que é de assustar.

“Era mais do que natural que houvesse aprovação unânime. Mas não houve. Fui chamado de sonhador nesta cidade. Não havia dinheiro nem alunos suficientes para o funcionamento de um grupo escolar; e, depois o governo era uma turma de comedeira. Loucura! Não havia como pensar em obra dessa natureza. Era um desafio, A ladainha foi muito longa.

Posta em votação, a proposta foi aceita por cinco votos a dois”

Dois vereadores foram contra a construção da escola, ou melhor, a primeira escola pública da cidade. Alegaram que seria uma obra para comedeira de dinheiro e o outro justificou que a escola não teria alunos.

Depois das confusões o prefeito pode comprar o terreno e dar início à construção da primeira escola pública da cidade com a promulgação da lei n° 70 do ano de 1910. Nascia o Fabiano Alves de Freitas, que ficaria pronto 4 anos mais tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário