São quatro sobrados construídos na década de 1920 pelo Cap.João Joaquim de Paula.Dois na praça Hélio Nunes (antiga Rui Barbosa) e dois sobrados na rua Benjamim Constant. Construídos na mesma época da construção da Matriz Nossa Senhora do Carmo.
Praticamente até o ano 2000 os sobradões não sofreram nenhuma modificação; mas os novos proprietários foram mexendo na arquitetura frontal e muita ficou descaracterizada da construção inicial.
Na época que foram construídos a Praça Rui Barbosa era um largo praticamente sem casas, como tal vemos pelas fotos de então.
Num dos sobradões da Rua Benjamim Constante, o médico Dr.Georgides Gonçalves inaugurou em abril de 1942, o sanatório Nossa Senhora do Carmo, que na verdade funcionava como uma clínica cirúrgica.
De acordo com o historiador Moacir França, quatro dias após a inauguração um garoto de São Benedito foi operado ás pressas, de apendicite aguda e tudo ocorreu com total êxito. Foi a primeira cirurgia na cidade.
O Sanatório de Dr.Georgides saiu na frente em questão de cirurgias. Embora a cidade já houvesse o funcionamento do Hospital Beneficente São Francisco de Assis.O Sanatório Nossa Senhora do Carmo abrigava pacientes que precisavam de cirurgias e partos. E tudo era realizado com êxito.
Depois de cinco anos, no dia 17 de julho de 1947 é que foi inaugurado o novo pavilhão do hospital beneficente São Francisco de Assis com dependência de maternidade e salas para cirurgias.
Fone: Subsídios para a História de Ituverava e Revista Comarca de Ituverava.
Nenhum comentário:
Postar um comentário